Por que devo criar um cartão de visita?

Num mundo globalizado, altamente competitivo e de troca rápida de informações, seu cartão de visitas pode ser uma excelente forma de divulgação e marketing. Um cartão de visita bem elaborado tem a capacidade de prender a atenção e fazer você e sua empresa serem lembrados. O cartão de visita eficiente também fornece, é claro, as informações necessárias para que você e sua empresa sejam localizados e contatados. Mas como escolher um bom cartão de visitas?

cartao de visitas criar

Existem inúmeros modelos de cartões de visitas disponíveis no mercado para fazer cartões de visitas. Gráficas, programas de computador e até mesmo cartões de visitas on line podem ser acessados e impressos. No entanto, antes de tomar esse caminho mais fácil (e que pode se revelar bem sucedido) lembre-se de que o cartão de visitas irá representar você e sua empresa. Portanto, pense antes no tipo de imagem que quer passar. Se seu trabalho ou empresa está ligado a áreas criativas, use cor ou formatos inusitados. Se for uma instituição financeira ou contábil, sobriedade ajuda a dar mais credibilidade. Um cartão de visitas de odontologia, por exemplo, pode incorporar elementos de novas tecnologias enquanto um cartão para odontologia pediátrica pode conter traços mais lúdicos, mas sem perder a seriedade.

Talvez aqui resida o motivo de tantos experts recomendarem a consulta a um profissional para a escolha adequada de um cartão de visitas. Afinal, ele irá representar você e sua empresa. Um passo em falso pode passar a mensagem errada, ou pior, fazer você cair no esquecimento.

Alguns fatores devem sempre ser levados em conta na hora de escolher um modelo de cartão de visitas. O tamanho, por exemplo – o tamanho tradicional de 9 x 5 cm pode parecer repetitivo e sem graça, mas tamanhos muito diferentes podem significar que seu cartão não se “encaixe” no bolso ou carteira do cliente. E aí…lixo com ele. O papel é outro item importante – escolha um papel de qualidade, de cor adequada para a leitura correta das informações e que combine com o tipo de produto ou serviço de sua empresa.

Veja também:  Qual o tamanho certo para um cartão de visita?

Aliás, no assunto leitura adequada, é importante lembrar que a escolha da fonte e do tamanho da letra contribui para a divulgação da mensagem. E essa mensagem deve ser a mais clara e objetiva possível. Logotipo ou marca da empresa, nome, cargo, telefones, site e e-mail para contatos. O excesso de informações num cartão pode comprometer a leitura, no final das contas. Caso realmente necessite de divulgar outros detalhes de sua empresa, como imagens de produtos ou informações sobre parceiros ou associações, talvez o mais adequado seja providenciar um folheto.

Se você resolver fazer seu cartão por conta própria existem programas para que você personalize e imprima seu cartão de visitas a partir de modelos. O Office e a HP em sua linha Lar possuem programas que podem ajudar você a fazer seu cartão.

Na web também é possível ver inúmeras sugestões e exemplos de cartões de visitas e serviços online onde você pode fazer seu cartão de visitas de forma profissional e receber em casa. 

Mesmo que os modelos online não sirvam exatamente para seus propósitos, certamente o deixarão mais inspirado! 😉

Compartilhe:

Deixe uma resposta