O Homem de Gelo Existe de Verdade!

De acordo com cientistas, Wim Hof deveria morrer ao realizar atividades como correr a meia-maratona do Círculo Ártico descalço, escalar o Everest vestindo bermudas ou nadar sob o gelo no Pólo Norte, porém “The Iceman”, como é conhecido o holandês colecionador de 20 recordes no Guinness Book, continua vivo e desafiando a ciência.

Essa é a fascinante história do homem de gelo e sua incrível habilidade de suportar temperaturas congelantes e fatais.

Normalmente, quando uma pessoa é exposta a temperaturas congelantes por um período prolongado de tempo, o corpo entra em modo de sobrevivência quando seus líquidos começam a congelar.

Rachaduras na pele produzidas pelo frio começam a surgir, e para proteger os órgãos principais, o corpo sacrifica o fluxo sanguíneo das extremidades, cortando a circulação para os dedos dos pés e das mãos, orelhas e nariz, mantendo o sangue circulando só nos órgãos necessários para sobrevivência.

Se não tratadas imediatamente, o dano à essas extremidades se tornam irreversíveis. O outro perigo é a hipotermia. Quando seu corpo atinge cerca de 0ºC, suas funções começam a se desligar e quando isso acontece você pode estar morto em poucos minutos.

 

Hof se manteve em sua tumba de gelo por uma hora e doze minutos. Depois, quando o gelo foi retirado do tanque, Hof emergiu com sua pele ainda em um tom rosado.

“Ele não está em movimento, ele não está gerando calor, ele não está vestido para isso, e está imerso em gelo e água. A água transmite calor 30 vezes mais rápido que o ar. Ela literalmente suga a vida de você nesse caso, e apesar de todos esses fatores negativos, Wim Holf estava muito calmo e confortável o tempo todo que ficou imerso” – disse Dr. Kamler, do Rubin Museum de Nova Iórque, onde Hof quebrou o recorde do Guiness World Record por permanecer mais tempo e só de shorts em um tanque de gelo.

Já que o corpo de Holf não apresenta nada de anormal para os cientistas, todos eles acreditam que o segredo de sua resistência esteja em seu cérebro.

“É muito fácil especular que o mesmo controle mental que você utiliza ao controlar seu coração quando se assusta, pode ser usado para controlar outros órgãos em seu corpo. E talvez é isso que Wim Hof faça.”, declarou Kamler. – “Isso é… é especulação, mas faz algum sentido e muitos cientistas estão se esforçando muito para descobrir como tal coisa funciona“.

Uma das respostas pode estar no antigo método de meditação Himalaia chamado ‘Tummo‘, que se propões a ajudar o corpo a gerar seu calor. Durante anos Hof pratica esse ritual.

“Existem lendas sobre praticantes do Tummo sentados semi-nus no gelo, secando suas vestes enquanto meditam e derretem o gelo apenas em volta de seu corpos.”