em ,

Dinheiro: Erros mais comuns que cometemos depois dos 40 anos

Aprenda a evitar crises e equilibrar sua vida finaceira

Os erros financeiros mais comuns que cometemos depois dos 40 anos

O planejamento financeiro é um hábito que deve fazer parte da sua vida – independentemente da sua idade.

Isso não significa que você deve poupar tudo o que ganha, mas sim, gastar com sabedoria. Prejudicar o longo prazo por causa de prazeres momentâneos não é uma boa ideia.

As pessoas mais jovens, de maneira geral, têm menos conhecimento em relação as finanças e por isso, cometem vários erros que podem resultar em dívidas e prejuízos.

O problema é que é difícil se livrar de alguns desses hábitos. Além disso, conforme o tempo passa, as responsabilidades financeiras aumentam e por isso, você precisa mudar o jeito que lida com as próprias finanças.

Para que você possa poupar para a sua aposentadoria, sem abrir mão do presente, nós montamos uma lista com erros financeiros que a maior parte das pessoas com mais de 40 anos comete.

Se você perceber que um deles faz parte da sua vida, sinal de alerta. Entretanto, ainda há tempo para mudar. Confira:

1. Não ter seguro de vida

Você provavelmente tem filho ou algum dependente, não é mesmo?

Então, imagine se algo acontece com você. Além de essas pessoas terem que lidar com a dor da perda de um ente querido, vão ficar desamparadas financeiramente.

O seguro é uma forma de manter a segurança da sua família, caso algo aconteça com você (ou com algum deles).

Nós sabemos o quanto a vida é instável e tudo pode mudar de uma hora para a outra. Por isso, ter seguro de vida é essencial. Existem vários planos – escolha o que mais tem a ver com você.

O que não dá é para contar com a sorte. Para não tornar as coisas ainda piores em um momento de dor, o seguro de vida surge como uma boa opção.

2. Não saber controlar os gastos

Esse é um dos mais cometidos por pessoas jovens.

Entretanto, algumas pessoas não conseguem se livrar desse hábito. O problema é que quanto mais velho você for, mais vai precisar controlar seus gastos.

Por isso, planejamento financeiro é essencial. Todo mês, ao receber seu salário, separe uma parte para poupar e outra para gastar com as coisas do dia a dia.

Não tem problema nenhum sair para jantar no final de semana, se tiver dinheiro sobrando.

Caso você esteja com o orçamento meio apertado e não sabe se no mês que vem vai sobrar dinheiro, infelizmente, será necessário abrir mão de alguns gastos mais supérfluos.

Antes de qualquer coisa, fique calmo! Alguns gastos podem ser eliminados temporariamente. Depois que você conseguir controlar as finanças, eles não serão mais um problema.

De qualquer forma, controlar as finanças é muito importante.

1 de 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Dicas para Empreender depois dos 40 anos

5 Cartões com mensagens de Amor e Otimismo