em ,

7 Dicas para Empreender depois dos 40 anos

Crie um plano de negócios

4. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que irá descrever o seu negócio. Para criar o planejamento, é preciso ter uma visão estratégica e mercadológica da sua empresa.

Toda história de sucesso começa com planejamento. Como você vai lidar com imprevistos e mudanças, se você não se preparou corretamente para isso?

No plano de negócios, é necessário fazer uma descrição da empresa, deixar bem claro qual é a missão, visão e valores da empresa e obviamente, criar estratégias de marketing baseadas no orçamento disponível.

Além disso, é necessário saber exatamente quem é o público-alvo da empresa e fazer uma análise dos cenários favoráveis e não favoráveis.

Por exemplo, vamos supor que você queira abrir uma agência de viagens. Quais são as fraquezas desse segmento? E as forças? Quais serão as estratégias utilizadas para conquistar clientes?

Para ser um empreendedor de sucesso não basta apenas o conhecimento técnico, mas também criatividade, equilíbrio emocional e uma mente preparada para empreender!

Não tenha preguiça de criar um bom plano. É preciso de paciência e dedicação. Mas quando você perceber o quanto esse documento ajuda no planejamento do seu negócio, você vai ver que todo investimento valeu a pena.

Para melhores resultados, não crie o plano sozinho. Você pode por exemplo, terceirizar esse serviço e deixá-lo nas mãos de um profissional que entende do assunto.

Tenha um mentor

5. Tenha um mentor

A principal função de um mentor é orientar.

Muitas vezes, estamos tão focados nos problemas e nas dificuldades, que não conseguimos perceber as oportunidades – muito menos identificar a nossa responsabilidade nas coisas que não deram certo.

É nesse momento que o mentor entra em ação.

Esse profissional deve dar instruções, dicas e mostrar os recursos necessários para realizar determinado objetivo.

Você vai se sentir muito mais confiante e capacitado se tiver um mentor para te ajudar.

Pode parecer desnecessário, mas não é. As pessoas certas podem mudar a sua vida.

Por esse motivo, o mentor pode te oferecer uma outra visão e te mostrar oportunidades em locais nos quais você está enxergando problemas.

Um bom mentor precisa ter experiência de vida. Dessa forma, ele vai poder te ajudar muito mais.

3 de 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Alimentos Indispensáveis no Cardápio de Quem Passou do 40

Dinheiro: Erros mais comuns que cometemos depois dos 40 anos