4 Estratégias Infalíveis para você Organizar suas Finanças

Quer saber como organizar sua vida financeira sem precisar contratar um profissional para isso? Então, você veio ao lugar certo, pois aqui mostraremos 4 estratégias impressionantes! Confira!

As finanças sempre foram motivos de dor de cabeça para a maioria dos brasileiros, considerando a má distribuição da mesma entre a sociedade.

Mas, o que agrava ainda mais os problemas com dinheiro é justamente a nossa falta de capacidade de lidar com ele…

Isso mesmo! Pode ter certeza que provavelmente você está incluso nessas péssimas estatísticas, infelizmente.

Não acredita? Bom, em números reais, segundo pesquisas do IBGE, cerca de 55% da população brasileira não adota medidas para assegurar seu futuro financeiro….

Somente 10% dos brasileiros economicamente ativos estão financeiramente preparados para lidar com algum imprevisto em seu orçamento…

Apenas 48% de nós tem um planejamento financeiro para realizar seu sonho de consumo…

Esses são dados nada animadores sobre a vida financeira aqui no Brasil. Mas, não se preocupe, pois nunca é tarde demais para mudar tal perspectiva!

A grande causa desses péssimos números está na falta de bons hábitos financeiros, originada pela baixíssima Educação Financeira existente em nosso país.

Assim, a saída está na mudança dos hábitos financeiros, ou seja, eliminando os hábitos ruins e adquirindo hábitos de sucesso.

Logo, se você deseja melhorar substancialmente a sua vida financeira, sua missão, a partir de hoje, é adquirir hábitos positivos com relação ao seu dinheiro!

Então, como por as finanças em dia? Basta seguir as nossas 4 dicas infalíveis, pois essas mostrarão exatamente como adotar bons hábitos financeiros, de forma simples e rápida! Vamos lá?!

  1. FINANÇAS DE SUCESSO EXIGE CONTAS EM DIA

Certamente em algum momento da sua vida você pensou sobre como eliminar as dívidas, não é mesmo?

Isso por que as dívidas são um grande obstáculo na vida de qualquer pessoa.

Elas não só atrapalham a criação do patrimônio pessoal, como também preocupam e podem causar instabilidades emocionais.

Além do mais, os juros acumulados em dívidas tendem a virar uma bola de neve, como é o caso das contas com cartões de crédito.

Por essa razão, o primeiro passo para saber como organizar sua vida financeira é buscando uma maneira de quitar TODAS as suas dívidas.

Essa deve ser uma prioridade em seu orçamento, pois essa prática irá abrir espaço para uma vida financeira saudável em todos os sentidos.

  1. SEMPRE PESQUISE PREÇOS E COMPRE A VISTA

Essa é uma daquelas dicas de como lidar com o dinheiro que parece bobagem, de tão óbvia que é…

Mas, o fato é que por mais simples e fundamental que seja essa atitude, ainda assim somos uma das populações ao redor do mundo que menos praticam.

Por mais que tenhamos dinheiro em conta, na maioria das vezes, compramos sem pesquisar e comparar preços e pior ainda, parcelamos no cartão…

Entretanto, saiba que o hábito de pesquisar preços resulta em inúmeros benefícios para sua vida financeira.

Além de revelar zelo pelo seu dinheiro, ainda lhe permite consumir mais e melhor.

Além disso, nunca foi tão fácil pesquisar preços. Em sites de comparação de preços, por meio de poucos cliques, você sabe quem está vendendo o produto mais barato em lojas de todo o país, tais como Zoom, Buscapé e Bondfaro.

Já quando falamos em “comprar sempre à vista”, estamos nos referindo principalmente ao comprar o que se pode.

Quando você não pode comprar à vista, e entra em um financiamento ou parcelamento, você está comprando aquilo que não pode, além de pagar mais do que pagaria se comprasse à vista.

É claro que existem exceções ao hábito de sempre comprar à vista, afinal, nem todas as dívidas são ruins.

Por exemplo, se você está diante de uma oportunidade, que dará retorno superior a valor de uma dívida, e você não reúne condições para comprar à vista, vale a pena comprar a prazo.

Um exemplo que mostra bem uma dívida que não é ruim é o financiamento de cursos. Fazer um curso agora, e pagá-lo depois, pode ser muito vantajoso.

Mas, tirando às poucas exceções a regra, busque ter o hábito de comprar sempre à vista, pois ajudará e muito a ter as finanças em dia.

  1. É NECESSÁRIO CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS PARA VIVER BEM

Ao contrário do que pode parecer, o segredo financeiro de muitos milionários é justamente começar com uma vida simples.

Então, como

organizar vida financeira? É simples! Viva com o que é necessário e planeje-se para conquistar o que deseja.

Mas, isso só será possível se você aprender a cortar gastos supérfluos. A palavra-chave é PRIORIDADE!

Pergunte a si mesmo(a) no que você está gastando mais do que deveria. Roupas? Jantares fora? Produtos online? Lembre-se que vale a pena priorizar aquilo que você não abre mão (como sair com os amigos) e deixar para aproveitar outras questões quando houver uma boa promoção e a real necessidade.

  1. TENHA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO COMO SEU MELHOR AMIGO

É comum achar que seguir um orçamento contribui para acabar com a diversão e os momentos de lazer…

Mas, você já pensou no planejamento financeiro como um caminho para a liberdade?

Esse tipo de estratégia pode ser usada para o mês corrente, para o ano todo ou até mesmo para os próximos dois ou três anos, dependendo das suas metas e objetivos.

Por isso, se você quer transformar todos os aspectos da sua vida, precisa começar hoje mesmo a se planejar! Confira os exemplos a seguir!

  • Planejamento mensal: procure estabelecer um teto de gastos. Se possível, utilize uma planilha para controlar as contas e classificar as despesas. Você pode descobrir, por exemplo, que está gastando mais com supérfluos do que com alimentação.

  • Planejamento anual: faça uma previsão das despesas para o ano todo, como IPTU, IPVA, seguros, aluguel, enfim. A partir disso, estabeleça como você vai pagar tais contas. Se possível, defina metas de aumento de rendimentos (salário ou faturamento) e elabore um plano de ação para conquistar seus objetivos.

  • Planejamento para os próximos anos: esse é o momento de colocar metas e prazos! Quanto dinheiro você pretende juntar e em quanto tempo? Quais bens você quer adquirir? Casa, apartamento, carro, viagem para o exterior? Tenha isso muito bem definido e se comprometa ao máximo para alcançar tais sonhos.

Então, agora você já sabe como organizar sua vida financeira, certo? Sendo assim, encare as finanças como sua amiga e não o contrário.

Ter controle sobre a sua vida financeira é um processo que exige disciplina, determinação e muita paciência, mas que com certeza vale a pena.

Ah, e lembre-se que a base é o equilíbrio de seu dinheiro mês a mês, poupando dinheiro, investindo apenas no necessário e tendo as finanças em dia.

Além do mais, esperamos ter lhe mostrado que não é preciso ganhar rios de dinheiro para se ter uma vida financeira estável e feliz, pois tudo dependerá da maneira como enxerga as suas prioridades!